Agregador e rede social

Editar imagem com o Paint do Windows 7

Como voce pode ver na figura abaixo, comece pelo menu 'Iniciar' e abra o 'Paint'.
Agora, busque a imagem a ser editada que se encontra nas pastas. Para isso, clique em 'Colar', depois em 'Colar de' para abrir a caixa de diálogo,conforme vê abaixo:
Abrindo a caixa de diálogo voce vê a imagem a ser editada que se encontra em uma de suas pastas ('Imagem' ou 'Downbload', em 'Biblioteca'), conforme mostramos abaixo:
Dificuldade para achar a pasta com a imagem? Isso é normal no Windows 7. Vou ajudar.  Se ao abrir a caixa de diálogo (depois de ter clicado em 'Colar de') voce foi redirecionado para uma das dezenas de pastas em seu computador, olhe na coluna lateral, de dentro do Paint aberto, e clique em 'Documentos'(1) ou 'Imagens'(2). Outra opção é voce digitar o 'nome da imagem'(3) e clicar em 'Abrir'(com que nome voce renomeou a imagem?). Se voce digitar ai o nome, onde quer que ela esteja em seu computador, o sistema irá buscá-la.
A imagem será aberta no Paint no tamanho original dela. Se a imagem for muito grande, que preencha ou ultrapasse o tamanho da tela do seu computador, voce terá que redimensionar logo agora, antes de qualquer coisa. Mas se ela preencher mais ou menos 1/4 (1 quarto) da tela, tudo bem. Ela é grande demais? Vamos redimensionar.

1 - REDIMENSIONANDO:

Clique em 'Redimensionar', como mostramos abaixo:
Mude os valores(1) dos campos Vertical e Horizontal de 100 para 50 e depois clique em 'OK'(2), conforme mostramos abaixo:


Observação: mude de 100 para 50 se quiser reduzir pela metade. De 100 para 25 se quiser reduzir para 1/4(metade da metade).
Minha imagem foi reduzida pela metade. Ela passou de 1.024 de largura, vezes 768 de altura, para 512 de largura vezes 384 de altura, como voce vê abaixo:
Agora, a imagem está melhor para ser trabalhada. Observe que a foto ao ser reduzida ficou com linhas pontilhada. Clique com a tecla esquerda do mouse sobre o ponto do canto inferior direito, como mostramos abaixo:
Mantenha a tecla pressionada e arraste para cima e para a esquerda ao mesmo tempo. Mantenha a tecla esquerda do mouse pressionada enquanto leva a imagem reduzindo-a para um tamanho aproximado ao que voce deseja. Aqui voce controla para que ela não fique oval nem distorsida ao dar diemensão adequada para vertical e para horizontal, tudo ao mesmo tempo.
Conforme visto acima, defina esta imagem com o tamanho que julga aproximar-se de seu padrão: de 140 x 140, ou de 200 x 200, no caso do padrão de imagem no LinkEsfera.
Ok, voce redimensionou a imagem e sobrou, de fundo, uma margem branca da área de edição onde sua imagem foi colada, certo? Agora redimensione esse área também, até chegar ao tamanho da imagem redimensionada, como mostramos abaixo:


Ficou como mostramos abaixo:
A imagem parece pronta. Mas precisamos ver se ela tem mesmo o tamanho ideal (padrão de 140 x 140 ou de 200 x 200). Para isso, clicamos em 'Redimensionar' e marque em 'Pixels', conforme a imagem abaixo:
Notou que a imagem tem mais extensão horizontal (256) que vertical (239)? Mas não é só isso. Ela está muito acima do que seria 200 x 200.
No entanto, voce pode encerrar sua edição já desse ponto. Para isso, desmarque a caixa "Manter taxa de proporção" (vista na imagem acima) e digite nos campos Horizontal e Vertical o valor de 200, para cada um dos dois. Clique em 'OK' e confira sua imagem salva, em suas pastas. Verifique se ela não ficou distorcida demais (oval ou achatada). Sua imagem já está no padrão LinkEsfera, de 200 x 200.

2 - RECORTANDO:

Agora, digamos que voce não quisesse apenas redimensionar, mas também recortar, para tirar os "excessos", ou para restringir a imagem apenas aos animais. Abra o Paint e repita o processo de busca pela imagem das pastas para a área de edição, conforme já mostramos acima.

Observação. Faça isso com imagem original, porque a última que trabalhamos já foi redimensionada. Uma vez com a imagem no campo de edição do Paint, clique em 'Selecionar'(área amarela) e clique no canto superior esquerdo, acima e ao lado dos caizinhos(ou da área que objetiva ter como foco), mantenha a tecla pressionada e leva para a extremidade oposta, que é a direita inferior, formando um quadrado aproximado ao padrão desejado por voce, como visto abaixo:
Em seguida, clique na área selecionada, mantenha a tecla pressionada e mova-a para o canto esquerdo da área de edição, como vê abaixo:
Depois, pela dica passada anteriormente (se voce prestou atenção), já sabe até o que vamos fazer agora. Não? Pois bem, voce vai clicar no canto inferior direito da área de edição (que sobrou), manter a tecla pressionada enquanto arrasta para cima e para a esquerda, até encostar na linha da imagem selecionada.
Viu como ficou?
Agora, tudo o que voce precisa é ajustar a imagem no padrão ideal, com medidas precisas. Para isso, clique em 'Redimensionar', marque 'Pixels' e defina com o tamanho padrão, de 140 x 140 (para outros agregadores) ou de 200 x 200, que é o padrão LinkEsfera.

Observação: antes de redefinir os valores, desmarque a caixa "Manter taxa de proporção"

Agora, acredito que o resultado desse recorte e redimensão é melhor que apenas a redimensão, como fizemos acima, embora ambos tenham ficado no padrão. Veja as duas imagens e avalie:
Por isso, sempre que necessário, recorte a imagem priorizando o assunto e depois redimensione no padrão.

Até o próximo tutorial onde iremos ensinar como ajustar imagens e padronizar para seu agregador favorito, utilizando programa de edição online, como por exemplo o 'Pixlr'.

Até lá!