Agregador e rede social

SEO - Dicas de blogagem para quem usa o agregador Link Esfera

As regras para publicação de conteúdo (envio de links) no agregador Link Esfera já são mais conhecidas que o decálogo de Moisés. E a nossa preocupação em que nossos colaborados façam uso padronizado é mais que justificada pela busca da qualidade com benefícios para todos. Esta foi a intenção de quem idealizou o site: fazê-lo uma ferramenta útil a todos, e não a apenas um ou outro usuário. Ainda assim, existe quem publique um post fora dos padrões, diferente dos demais.

Vamos reforçar o decálogo, digo, as regras de postagem, expondo dois tópico: Título e Tags

Título: Não use um cabeçalho muito longo. Fica feio quando o título de um post chega a ocupar duas linhas (horizontais). Além dos mais, os buscadores "enxergam da seguinte forma":





Conforme as palavras vão se distanciando do início, vão perdendo a relevância (então, por que voce se alongaria no título?).

TAGs (ou palavras-chaves):

Não use muitas TAGs para publicar um assunto.

Há pessoas que pensam ser vantajoso publicar muitas TAGs, mas é puro engano. Não há vantagem alguma.


Veja porque:

Os motores de busca do Google (e de outras ferramentas de busca) não leem apenas a palavra-chave, mas consideram outros fatores na análise de todo o conteúdo da web, antes de enviar a resposta à pesquisa. Dois destes fatores serão aqui apresentados: Significância e Relevância.

Significância (parâmetros externos):

Uma 'palavra-chave' depende também de sua significância na web, além da relevância no contexto, isto é, dentro do próprio título (e do texto). Isso mesmo, ela concorrerá com outras palavras publicadas e buscadas na web, além de "relativada" com outras palavras recorrentes dentro da matéria a ser divulgada por voce.

Os buscadores avaliam as palavras "mais-chaves" (isso mesmo), que são as recorrentes em seu site e que formam a estrutura do seu assunto, usando parâmetros externos, e as separa das demais. Desta forma é que, por exemplo, até o presente momento, as quatro palavras-chaves do Link Esfera, segundo análise de pelo menos duas ferramentas distintas, são:

  1. Barack Obama (1.395 sites )
  2. de James Cameron (341 sites)
  3. Nelly Furtado (161 sites)
  4. Nicole Scherzinger (76 sites)

O quadro acima reflete as palavras-chaves existentes dentro de um âmbito (o âmbito da ferramenta[rede] em questão) e que foram encontras no site Link Esfera.

Se a palavras Barack Obama existe em em 1.395 sites, saiba que esta seria a "concorrência" enfrentada por sua matéria publicada publicada no Link Esfera caso a ferramenta fosse de busca (não se trata de um buscador. Use isso apenas para compreender o texto), frente a outras palavras existentes dentro deste mesmo âmbito. Em outras palavras, voce estaria concorrendo com 1.395 sites para que o seu blog fosse um link na página de resultados de pesquisa.

Conclusão: Se voce escolher Nicole Scherzinger (76 sites), uma palavra menos recorrente, seu site terá mais chance de ser apresentado como resultado frente a pesquisa por esta palavra (dentro deste sistema de buscas), que usando a palavra Barack Obama (1.395 sites).


Lembre-se: as palavras mais usadas, por sua vez, são também as mais buscadas (faça a escolha com seus próprios critérios).


Relevância (parâmetros internos):

Será levado em conta também a posição em que a palavra-chave se encontra no contexto de sua matéria.

Por exemplo: 

Blog A: A palavra Nicole Scherzinger encontra-se no início do cabeçalho(título), nas entrelinhas do texto a nas TAGs (palavras-chaves).


Blog B: A mesma palavra (Nicole Scherzinger) encontra-se no meio do cabeçalho e nas TAGs.

Blogo C: A palavra Nicole Scherzinger não se encontra no cabeçalho, mas apenas nas TAGs.                               

Qual destes blogs a ferramenta de busca irá oferecer no topo da página do resultado da pesquisa? Claro que Blog A encabeçará a fila e talvez Blog B nem apareça na primeira página.

Usando o exemplo deste título no início deste post...


...suas palavras-chaves deveriam ser:

  1. Futebol
  2. Ricardo Teixeira
  3. agrada
  4. Mineirão
E a ordem de relevância é a mesma. Ou seja, de acordo com a ordem: primeira=mais importante; segunda=menos importante; terceira=ainda menos importante, e assim sucessivamente. (por isso mesmo, não perca tempo fazendo título longos).

A posição em que uma palavra-chave ocupa em um cabeçalho, assim como nas entrelinhas do texto, e se está  ou não presente nas TAGs, determinará sua RELEVÂNCIA frente a SIGNIFICÂNCIA requerida pelos motores de busca.

Conclusão: Voce não fará um título com 20 palavras, pois agora já sabe que as últimas perdem importância diante dos buscadores. Então, voce não terá como inserir 20 TAGs (palavras-chaves), pois elas só teriam significância (para os motores de busca) se tivéssem relevância (na matéria).

Conselho: (1)Não faça título longos. (2)Use apenas palavras contidas no título (e no texto) como TAGs. (3)Não saia por ai escrevendo, por exemplo, futebol, futebol de salão, futebolístico,futsall), já que muitos "FUTs" iriam afastar, ao invés de "chama a atenção" dos motores de buscas. (4)Estas dicas, além de tecnicamente corretas para os motores de buscas, são positivas do ponto de vista estético do seu agregador de conteúdos Link Esfera.