Agregador e rede social

Redimensionar imagem usando o Paint do Wondows XP (Parte 1)

Clique em INICIAR, depois em TODOS OS PROGRAMAS, em ACESSÓRIOS, e por fim em PAINT (como vê abaixo):
Clique em EXPANDIR(Imagem abaixo):

Regule o tamanho da área, caso precise(Veja abaixo): Para tal, clique no "pontinho" do canto e mantenha a tecla esquerda do mouse pressionada enquanto move pela tela, para cima, para baixo, para os lados, até achar o ponto que quiser.

Agora, busque a imagem que está na pasta "Minhas imagens" ou "Donloads" clicando em "Editar"(1) e em "Colar de...(2)"(Veja imagem abaixo):
Escolha a imagem(como vê abaixo); Clique em uma imagem e depois clique em "Abrir". Ou, clique duas vezes na imagem que dá no mesmo:
1 - Recortando

Clique em "Selecionar":
O que voce gostaria de mostrar em sua foto ilustrativa? Comece a definir  o assunto, como se estivesse tirando uma fotografia. Clique com a tecla esquerda e arraste num movimento diagonal (do canto esquerdo superior para o canto direito inferior). Veja abaixo:
Uma vez selecionada a área a ser RECORTADA, clique novamente(EM QUALQUER LUGAR DA IMAGEM), mantenha a tecla esquerda do mouse pressionada, e arraste para a esquerda e para cima, a fim de dimensionar com tamanhos iguais a linha VERTICAL ESQUERDA e a HORIZONTAL SUPERIOR. Veja abaixo:

Utilizando a mesma imagem acima, o próximo passo é clicar com o mouse no canto INFERIOR DIREITO (no pontinho dentro círculo) e levar, com a tecla esquerda do mouse pressionada, para a esquerda e para cima, até formatar um QUADRADO, como abaixo:

Voce já tem uma imagem quase no formato quadrado. Falta ainda fazer isso com precisão.
Agora, clique em IMAGEM, depois em ATRIBUTOS:
Vai abrir uma caixa para definição de ALTURA e LARGURA: Note que sua intenção é fazer um quadrado exato, com altura vezes largura. Para isso, voce terá que igualar as dimensões, naturalmente. Como voce definiu a altura por uma largura mais ou menos, é óbvio que sempre terá valores aproximados. Por onde começar? Aumentando o número menor ou diminuindo o maior? Eu sugiro que o faça diminuindo o maior, para igualar ao menor. No exemplo abaixo, temos 385 de largura por 370 de altura. Ficará ambos, altura e largura, com 370.

Observação: voce bem que poderia aqui já colocar os valores padrões do seu agregador (que no caso do LinkEsfera é de 200 x 200), mas é fácil prever o que aconteceria: Iria recortar a imagem com a dimensão atual, deixando de fora partes da imagem que voce não gostaria de deixar. Veja um exemplo abaixo:

Na foto acima, apenas o cãozinho apareceu, dos olhos para cima, deixando de fora o macaquinho.

Continuando...Redimensionamos o número maior(385) pelo menor(370).

 Desta forma, a imagem ficou a 370 x 370, como mostramos abaixo:

2 - Salvando:

Feche o programa e clique em SIM, para SALVAR a imagem.
Outra forma de salvar é: Clique em Arquivo, depois em Salvar (veja abaixo):

Nomeie a imagem e escolha o tipo de arquivo padrão: JPG/JPEG:
Observação: Nomear a imagem é tão importante que fizemos um tutorial só para ensinar como fazer isto de forma eficiente na busca por tráfego para o blog ou site. Veja aqui!

Escolha o arquivo certo, que é JPEG...
Clique em SALVAR.
Observação: Sua imagem foi para "Meus documentos", 'Minhas imagens'"

Não é tudo, mas já está exatamente quadrada. Parabéns, voce já concluiu uma parte exigida pelos agregadores.

Vamos para o próximo post(Parte 2)

Voltando para o post anterior(Introdução)